Tour pelo Vale dos Vinhedos

Tour pelo Vale dos Vinhedos 2018-06-18T18:06:11+00:00

Para os primeiros 40 inscritos na IFC 2018, será oferecido um tour pelo Vale dos Vinhedos, região que representa o legado histórico, cultural e gastronômico deixado pelos imigrantes italianos que chegaram a Serra Gaúcha em 1875.

Assim denominado pelos vales cobertos de parreirais e paisagens apaixonantes de diferentes tonalidades nas quatro estações do ano, encanta pela hospitalidade de seus moradores em harmonia com a alta tecnologia e infraestrutura turística de qualidade.

Visitar o Vale dos Vinhedos é fazer uma viagem pelo tempo. Um tempo de evolução, conquistas e muito trabalho. Os 130 anos da imigração italiana podem ser revividos em cada detalhe do Vale, principalmente através das antigas pipas de madeira que dividem espaço com adegas equipadas com modernos tanques de aço reluzente. O saudoso vinho do nono, ainda presente na cultura familiar, deu espaço a vinhos mais nobres, que adormecem e envelhecem até atingir o amadurecimento ideal para competir no mercado exigente de apreciadores da bebida dos deuses. Se antes a uva era amassada com os pés, hoje ela passa por máquinas de última geração sem perder a qualidade.

E o tempo foi passando. Mesmo sendo um país jovem na elaboração de vinhos, o Brasil foi ganhando espaço no cenário mundial devido à qualidade de seus produtos. Fortes investimentos foram feitos nas áreas da viticultura e enologia. O pensamento sempre esteve voltado para o futuro, mas os pés mantiveram-se firmes no presente.

A Indicação de Procedência Vale dos Vinhedos, conquistada em 2001, foi o salto que faltava para a região ser reconhecida pela qualidade de seus produtos. A conquista tornou-se garantia de origem com qualidade do Vale dos Vinhedos, sendo a primeira região do Brasil a obter uma indicação geográfica. Em 2012 veio o reconhecimento máximo desta qualidade: o Vale dos Vinhedos tornou-se a primeira Denominação de Origem de vinhos no Brasil. Cada garrafa aprovada e identificada com o Selo de Controle confirma e distingue a exuberância de um vinho que, antes da marca, fica reconhecido pela procedência de uma região demarcada com um nome que passa a ser, também, um novo símbolo: Vale dos Vinhedos.

Veja mais fotos da região:



Assista ao documentário Memórias do Vale dos Vinhedos:

Memórias do Vale dos Vinhedos from ALBA ARTE on Vimeo.



Informações e fotos: valedosvinhedos.com.br, valedosvinhedos.wordpress.com e bento.tur.br.